Painéis Temáticos
Resultado Edital ANPED Nº 3/2021
PAINÉIS TEMÁTICOS ACEITOS PARA APRESENTAÇÃO NA 40ª RN ANPEd
ACESSO À SALA VIA ÁREA DO PARTICIPANTE NO SITE https://40reuniao.anped.org.br/participante/
Título |
Autores |
Coordenação |
Data / Horário |
|
1 |
Currículo como campo de possibilidades: gênero/sexualidades, etnia/raça e os saberes diferenciados |
Benedita Celeste de Moraes Pinto (UFPA) |
Eliana Póvoas Estrela Brito (UFSB) |
Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30 |
2 |
Educação a distância em tempos de desmonte e pandemia: entre conceitualizações, políticas e qualidade |
Katia Morosov Alonso (UFMG) |
Daniela da Costa Britto Pereira Lima |
Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30 |
3 |
Subjetividade em trânsito: mutações curriculares, experiências educativas e devires-outros |
Alexandre Filordi de Carvalho (UNIFESP) |
Alexandre Filordi de Carvalho (UFLA/UNIFESP) |
Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30 |
4 |
Formação docente para a educação profissional: aspectos de uma discussão ainda necessária |
Ana Cláudia Ribeiro de Souza (IFAM) |
Sandra Terezinha Urbanetz (IFPR) |
Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30 |
5 |
A alfabetização na pandemia da covid-19: desafios do ensino remoto na escola pública |
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFSJ). Áurea da Silva Pereira (UNEB) |
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFSJ) |
Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30 |
6 |
Propostas metodológicas desenvolvidas pelos programas de pós-graduação em educação: modalidade profissional |
Tânia Maria Hetkowski (UNEB) |
Tânia Maria Hetkowski (UNEB) |
Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30 |
7 |
Educação bilíngue de surdos: reflexões sobre as questões educacionais |
Christianne Thatiana Ramos de Souza (UFPará) |
Ana Claudia Balieiro Lodi (FFCLRP-USP) |
Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30 |
8 |
Invasão das plataformas proprietárias na educação básica e superior em tempos de pandemia |
Maria Helena Silveira Bonilla (UFBA) |
Maria Helena Silveira Bonilla (UFBA) |
Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30 |
9 |
Currículos interpelados: desafios político-teóricos em nosso presente |
Carmen Teresa Gabriel (UFRJ) |
Carmen Teresa Gabriel (UFRJ) |
Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30 |
10 |
Metapesquisa no campo da política educacional |
Altair Alberto Fávero (UPF) |
Jefferson Mainardes (UEPG) |
Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30 |
11 |
Formação de educadores de jovens e adultos nas licenciaturas: leituras e reflexões a partir de três experiências |
Adenilson Souza Cunha Júnior (UESB) |
Maria Clarisse Vieira (UnB) |
Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30 |
12 |
Normalidade nunca mais: reinventando outros modos de vida desde a creche |
Maria Renata Alonso Mota (FURG) |
Ana Lúcia Goulart de Faria (Unicamp e Univ.Milano Bicocca) |
Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30 |
13 |
Experiências insurgentes na formação de professores em tempos de pandemia |
Carolina Tamayo (UFMG) |
Simone Lucena (UFS) |
Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30 |
14 |
Interculturalidades, comunidades e relações ambientais: proposições científicas e políticas para uma educação libertadora |
José Bittencourt da Silva (UFPA) |
Maria Cecilia de Paula Silva (UFBA) |
Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30 |
15 |
Os desafios para a profissão docente em contexto de crise: diálogos Brasil, Portugal e Argentina |
Marcos Ferraz (UFPR) |
Andréa Barbosa Gouveia (UFPR) |
Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30 |
16 |
Curso de Pedagogia no Brasil: história, caminhos, possibilidades e riscos |
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida – PUC/GO |
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida (PUC/GO) |
Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30 |
17 |
Atualidade do centenário de Paulo Freire |
Dirceu Benincá (UFSB, BA) |
José Eustáquio Romão (UNINOVE) |
Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30 |
18 |
Crianças, mulheres e educação na luta por moradia: diálogos insurgentes |
Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL) |
Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL) |
Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30 |
19 |
Educação Quilombola: práticas de resistência |
Suely Dulce de Castilho (UFMT) |
Suely Dulce de Castilho (UFMT) |
Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30 |
20 |
Diagnóstico, avaliação educacional e políticas de escolarização de alunos com deficiência intelectual |
José Geraldo Silveira Bueno (PUC-SP) |
José Geraldo Silveira Bueno (PUC-SP) |
Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30 |
21 |
Formação de professores em contextos digitais: arquiteturas pedagógicas e processos de inovação em cursos de pedagogia |
Andréia Morés (UCS) |
Rosane Aragón (UFRGS) |
Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30 |
22 |
A Teoria do Capital Humano enquanto norteadora das políticas educacionais |
Dalila Andrade Oliveira (UFMG-UFPB) |
Claudia Regina Baukat Silveira Moreira (UFPR) |
Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30 |
23 |
Narrativas da pandemia nos cotidianos do ensino remoto: ética, estética e políticas nos usos das tecnologias de encontro |
Sandra Kretli da Silva (UFES) |
Nilda Alves (UERJ) |
Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30 |
24 |
Enraizamento e interculturalidade: desafio teórico e prático para uma educação emancipadora no contexto Latino-Americano |
Antônio Joaquim Severino (UNINOVE) |
Antônio Joaquim Severino (UNINOVE) |
Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30 |
25 |
Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção |
Deise Mancebo (UERJ) |
Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA) |
Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30 |
26 |
O concurso negro e educação como ação afirmativa: a formação de uma rede de pesquisa em educação e relações étnico-raciais no Brasil |
Adlene Silva Arantes (UPE) |
Tatiane Cosentino Rodrigues (UFSCar) |
Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30 |
27 |
Políticas de formação de professores: retrocessos, desmontes e resistências |
Márcia de Souza Hobold (UFSC) |
Malvina Tania Tuttman (UNIRIO) |
Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30 |
28 |
BNC-Diretor escolar: concepções, contradições, perspectivas |
Marcelo Mocarzel (UCP/Unesa/Unilasalle-RJ) |
Marcelo Soares Pereira da Silva (UFU) |
Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30 |
29 |
Concepções, políticas e práticas de indução profissional docente |
Laurizete Ferragut Passos (PUC/SP) |
Giseli Barreto da Cruz (UFRJ) |
Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30 |
30 |
Pensar a formação de professores nas licenciaturas, educação do campo e EBTT: contributos para o campo |
Renata Portela Rinaldi, (Unesp) |
Renata Portela Rinaldi, (Unesp) |
Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30 |
31 |
A formação de professores em EJA na Contemporaneidade: três investigações em foco |
Tânia Regina Dantas (UEBahia) |
Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin (UFSC) |
Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30 |
32 |
Currículo e educação para as relações raciais |
Mauricio Macedo Vieira (NEPRE/PPGE/UFMT) |
Mauricio Macedo Vieira (NEPRE/PPGE/UFMT) |
Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30 |
33 |
Alfabetizar-letrar matematicamente numa perspectiva freiriana problematizadora |
Daniela Lima Severino (UFJF) |
Cristhiane Carneiro Cunha Flôr (UFJF) |
Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30 |
34 |
Conversas com personagens conceituais e uso de artefatos pedagógicos: ecologias cotidianas as redes educativas e outros possíveis |
Joana Ribeiro dos Santos (UERJ) |
Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni (UFES) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h |
35 |
A formação de professores, pesquisas e políticas atuais: uma análise |
Ana Marcia Akaui Moreira (UCSantos) Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (UDESC) Selma Garrido Pimenta (FEUSP) |
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (UDESC) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h |
36 |
Cartas e diálogos em diferentes contextos formativos: reflexões sobre leituras de mundo |
Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula (UEM/PR, UNEB/BA) |
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula (UEM/PR, UNEB/BA) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h |
37 |
Contextos emergentes e educação superior em discussão |
José Vieira de Sousa (UNB) |
José Vieira de Souaa (UNB) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h |
38 |
Equidade como princípio de justiça: abordagens em torno de um conceito |
Fábio Domingues Waltemberg (UFF) |
Romualdo Portela de Oliveira (USP) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h |
39 |
Crenças de auto eficácia nos domínios da docência e do desempenho acadêmico na educação básica e no ensino superior |
Roberto Tadeu Iaochite (UNESP) |
Roberto Tadeu Iaochite (UNESP) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h |
40 |
Pensamento freireano e diversidade como força política-cultural |
Francisco Canindé da Silva (UERN/Assu) |
Jane Paiva (UERJ) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h |
41 |
Pesquisas em Educação infantil no contexto pandêmico |
Marlene Oliveira dos Santos – (UFBA) |
Emilia Peixoto Vieira – UESC |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h |
42 |
Banco de dados e a pesquisa em formação docente |
Nilton José Neves Cordeiro (UVA). |
Marta Nörnberg (UFPEL) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h |
43 |
História do ensino secundário no Brasil: problematização dos sentidos de “formação das elites” |
Eurize Caldas Pessanha (UFGDourados) |
Eurize Caldas Pessanha (UFGDourados) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h |
44 |
Desafios curriculares em Educação Especial: contextos, prescrições e orientações |
Laura Ceretta Moreira (UFPR) |
Laura Ceretta Moreira (UFPR) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h |
45 |
A quem interessa o relativismo e o pragmatismo nos currículos escolares |
Julia Malanchen (UNIOESTE) |
Newton Duarte (UNESP) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h |
46 |
Juventudes: diferentes leituras e realidades |
Débora Cristina Fonseca (IB-UNESP) |
Joyce Mary Adam (UNESP) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h |
47 |
Educação básica e trabalho docente sob o neoliberalismo e a nova gestão pública |
Fabiane Santana Previtali (UFU) |
Fabiane Santana Previtali (UFU) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h |
48 |
Dinâmicas do monitoramento e avaliação de planos estaduais de educação |
Elisângela Alves da Silva Scaff (UFPR) |
Regina Tereza Cestari de Oliveira (UCDB) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h |
49 |
Corpo e educação: contextos, prismas e perspectivas |
Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi (UFSCar) |
Jean Carlos Gonçalves (UFPR) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h |
50 |
Desafios e implicações dos Mestrados Profissionais em Educação |
Edineide Jezine (UFPB) |
Edineide Jezine (UFPB) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h |
51 |
Formação docente: senso prático, identidades em construção e atuação na formação de educadores(as) de EJA |
Darbi Masson Suficier (UFMS) |
Milka Helena Carrilho Slavez (UEMS) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h |
52 |
Decolonialidade no âmbito do pensamento de Paulo Freire: o legado do diálogo, da educação e da conscientização |
Maria Marina Dias Cavalcante (UECE) |
Maria Marina Dias Cavalcante (UECE) |
Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h |
53 |
A autonomia universitária sob ataque: Financiamento, Future-se e “modelo multidimensional” para regulação e controle da pós-graduação |
Fabiane Maia Garcia (UFAM) |
Célia Regina Otranto (UFRRJ) |
sexta-feira, 22 de outubro- 14h-16h |