Painéis Temáticos

Resultado Edital ANPED Nº 3/2021

PAINÉIS TEMÁTICOS ACEITOS PARA APRESENTAÇÃO NA 40ª RN ANPEd

 ACESSO À SALA VIA ÁREA DO PARTICIPANTE NO SITE https://40reuniao.anped.org.br/participante/ 

 

 

Título

Autores

Coordenação

Data / Horário

1

Currículo como campo de possibilidades: gênero/sexualidades, etnia/raça e os saberes diferenciados

Benedita Celeste de Moraes Pinto (UFPA)
Cristiane Pereira Lima (UCDB)
Léia Teixeira Lacerda (PPMPE/UEMS)
Eliana Póvoas Estrela Brito (UFSB)
Andrea Silva Domingues (UFPA)

Eliana Póvoas Estrela Brito (UFSB)

Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30

2

Educação a distância em tempos de desmonte e pandemia: entre conceitualizações, políticas e qualidade

Katia Morosov Alonso (UFMG)
Maria Luisa Furlan Costa (UEMaringá)
Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFGoiás)

Daniela da Costa Britto Pereira Lima
(UF de Goiás)

Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30

3

Subjetividade em trânsito: mutações curriculares, experiências educativas e devires-outros

Alexandre Filordi de Carvalho (UNIFESP)
César Donizetti Pereira leite (UNESP)
Janete Magalhães Carvalho (UFES)
Bianca Santos Chisté (PPGECN)

Alexandre Filordi de Carvalho (UFLA/UNIFESP)

Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30

4

Formação docente para a educação profissional: aspectos de uma discussão ainda necessária

Ana Cláudia Ribeiro de Souza (IFAM)
Sandra Terezinha Urbanetz (IFPR)
Cristhianny Bento Barreiro (IF Sul-Rio-grandense)

Sandra Terezinha Urbanetz (IFPR)

Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30

5

A alfabetização na pandemia da covid-19: desafios do ensino remoto na escola pública

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFSJ).
Gabriela Medeiros Nogueira (FURG)
Janaina Soares Martins Lapuente (FURG)
Maeve Melo dos Santos (UNEB)

Áurea da Silva Pereira (UNEB)

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFSJ)

Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30

6

Propostas metodológicas desenvolvidas pelos programas de pós-graduação em educação: modalidade profissional

Tânia Maria Hetkowski (UNEB)
Lúcio Jorge Hammes (UNIPAMPA)
Sannya Fernanda Nunes Rodrigues (UEMA)

Tânia Maria Hetkowski (UNEB)

Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30

7

Educação bilíngue de surdos: reflexões sobre as questões educacionais

Christianne Thatiana Ramos de Souza (UFPará)
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (UFSCar)
Madalena Klein (UFPel)

Ana Claudia Balieiro Lodi (FFCLRP-USP)

Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30

8

Invasão das plataformas proprietárias na educação básica e superior em tempos de pandemia

Maria Helena Silveira Bonilla (UFBA)
Eduardo S. Junqueira (UFCeará)
Marcelo A. Bairral (UFRRJ)

Maria Helena Silveira Bonilla (UFBA)

Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30

9

Currículos interpelados: desafios político-teóricos em nosso presente

Carmen Teresa Gabriel (UFRJ)
Ana Maria Monteiro (UFRJ)
Luciene Stumbo Moraes (Colégio Pedro II/GECCEH)
Roberto Dias Rafael da Silva (UNISINOS)

Carmen Teresa Gabriel (UFRJ)

Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30

10

Metapesquisa no campo da política educacional

Altair Alberto Fávero (UPF)
Carina Tonieto (IFRS)
Laélia Portela Moreira (Estácio de Sá -UNESA)

Jefferson Mainardes (UEPG)

Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30

11

Formação de educadores de jovens e adultos nas licenciaturas: leituras e reflexões a partir de três experiências

Adenilson Souza Cunha Júnior (UESB)
Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva (UFOP)
Maria Clarisse Vieira (UnB)

Maria Clarisse Vieira (UnB)

Segunda-Feira, 18 de outubro – 18h – 19h30

12

Normalidade nunca mais: reinventando outros modos de vida desde a creche

Maria Renata Alonso Mota (FURG)
Vanderlete Pereira da Silva (UEA)
Ana Lúcia Goulart de Faria (Unicamp e Univ.Milano Bicocca)

Ana Lúcia Goulart de Faria (Unicamp e Univ.Milano Bicocca)

Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30

13

Experiências insurgentes na formação de professores em tempos de pandemia

Carolina Tamayo (UFMG)
Rosemary dos Santos (UERJ)
Terezinha Fernandes (UFMT)

Simone Lucena (UFS)

Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30

14

Interculturalidades, comunidades e relações ambientais: proposições científicas e políticas para uma educação libertadora

José Bittencourt da Silva (UFPA)
Beleni Saléte Grando (UFMT)
Thaís de Jesus Ferreira (IFPR)
Maria Cecilia de Paula Silva (UFBA)

Maria Cecilia de Paula Silva (UFBA)

Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30

15

Os desafios para a profissão docente em contexto de crise: diálogos Brasil, Portugal e Argentina

Marcos Ferraz (UFPR)
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes (UFMS)
Myriam Fedlfeber (UBA)
Rosa Serradas Duarte (U Lusófona)
Andréa Barbosa Gouveia (UFPR)

Andréa Barbosa Gouveia (UFPR)

Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30

16

Curso de Pedagogia no Brasil: história, caminhos, possibilidades e riscos

Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida – PUC/GO
César Evangelista Fernandes Bressanin – UFT/PUC/GO
Marijâne Silveira da Silva – UFMT/ IE/DTFE/PPGE
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro – UFU
José Carlos Souza Araújo – UNIUBE

Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida (PUC/GO)

Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30

17

Atualidade do centenário de Paulo Freire

Dirceu Benincá (UFSB, BA)
Ivo Dickmann (UNOCHAPECÓ, SC)
José Eustáquio Romão (UNINOVE)

José Eustáquio Romão (UNINOVE)

Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30

18

Crianças, mulheres e educação na luta por moradia: diálogos insurgentes

Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL)
Fabrícia Carla – Viviani (IFMS)
Marcia Aparecida Gobbi (USP)

Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL)

Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30

19

Educação Quilombola: práticas de resistência

Suely Dulce de Castilho (UFMT)
Kalyla Maroun (UFRJ)
Mariana Fernandes dos Santos (IFBA)

Suely Dulce de Castilho (UFMT)

Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30

20

Diagnóstico, avaliação educacional e políticas de escolarização de alunos com deficiência intelectual

José Geraldo Silveira Bueno (PUC-SP)
Silvia Márcia Ferreira Meletti (UEL)
Carla Biancha Angelucci (FEUSP)

José Geraldo Silveira Bueno (PUC-SP)

Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30

21

Formação de professores em contextos digitais: arquiteturas pedagógicas e processos de inovação em cursos de pedagogia

Andréia Morés (UCS)
Analisa Zorzi (UFPel)
Luciana Boff Turchielo (UFRRJ)
Mariangela Kraemer Lenz Ziede (UFRGS)
Simone Bicca Charczuk (UFRGS)

Rosane Aragón (UFRGS)

Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30

22

A Teoria do Capital Humano enquanto norteadora das políticas educacionais

Dalila Andrade Oliveira (UFMG-UFPB)
Álvaro Moreira Hypolito (UFPel)
Claudia Regina Baukat Silveira Moreira (UFPR)

Claudia Regina Baukat Silveira Moreira (UFPR)

Terça-Feira, 19 de outubro – 18h – 19h30

23

Narrativas da pandemia nos cotidianos do ensino remoto: ética, estética e políticas nos usos das tecnologias de encontro

Sandra Kretli da Silva (UFES)
Tania Lucía Maddalena – Universidad Internacional de La Rioja (UNIR/Espanha)
Leonardo Nolasco-Silva (UERJ)

Nilda Alves (UERJ)

Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30

24

Enraizamento e interculturalidade: desafio teórico e prático para uma educação emancipadora no contexto Latino-Americano

Antônio Joaquim Severino (UNINOVE)
Vanice dos Santos (UFPB)
Ofélia Maria Marcondes (IFSP)

Antônio Joaquim Severino (UNINOVE)

Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30

25

Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção

Deise Mancebo (UERJ)
João Ferreira de Oliveira (UFG)
Luiz Fernando Reis (UNIOESTE)
Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA)

Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA)

Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30

26

O concurso negro e educação como ação afirmativa: a formação de uma rede de pesquisa em educação e relações étnico-raciais no Brasil

Adlene Silva Arantes (UPE)
Joana Célia dos Passos (UFSC)
Tatiane Cosentino Rodrigues (UFSCar)

Tatiane Cosentino Rodrigues (UFSCar)

Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30

27

Políticas de formação de professores: retrocessos, desmontes e resistências

Márcia de Souza Hobold (UFSC)
Andréia Nunes Militão (UEMS/UFGD)
Lucilia Augusta Lino (UERJ)

Malvina Tania Tuttman (UNIRIO)

Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30

28

BNC-Diretor escolar: concepções, contradições, perspectivas

Marcelo Mocarzel (UCP/Unesa/Unilasalle-RJ)
Karine Vichiett Morgan (UERJ)
Maria da Conceição Calmon Arruda (UERJ)
Fabio Perboni (UFGD)

Marcelo Soares Pereira da Silva (UFU)

Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30

29

Concepções, políticas e práticas de indução profissional docente

Laurizete Ferragut Passos (PUC/SP)
Patricia Albieri Almeida (FCC e Unasp)
Giseli Barreto da Cruz (UFRJ)
Simone Albuquerque da Rocha (UFR)
Rosana Maria Martins (UFR)

Giseli Barreto da Cruz (UFRJ)

Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30

30

Pensar a formação de professores nas licenciaturas, educação do campo e EBTT: contributos para o campo

Renata Portela Rinaldi, (Unesp)
Edir Neves Barboza, (UFGD)
Felipe Varussa de Oliveira Lima (UFGD)
Aline Christiane Oliveira Souza (IFMS)
Volmar Meia Casa, (IFMS)

Renata Portela Rinaldi, (Unesp)

Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30

31

A formação de professores em EJA na Contemporaneidade: três investigações em foco

Tânia Regina Dantas (UEBahia)
Paula Cabral (UFSC)
Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin (UFSC)
Ana Paula Silva da Conceição (UEBahia)
Aristela Evangelista dos Santos (UNEB -Mestranda)

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin (UFSC)

Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30

32

Currículo e educação para as relações raciais

Mauricio Macedo Vieira (NEPRE/PPGE/UFMT)
Candida Soares da Costa (NEPRE/PPGE/UFMT)
Iamara da Silva Viana (UERJ e PUC-Rio)
Vilela, André Afonso (ESCRIARTE – UNESP -Rio Claro)

Mauricio Macedo Vieira (NEPRE/PPGE/UFMT)

Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30

33

Alfabetizar-letrar matematicamente numa perspectiva freiriana problematizadora

Daniela Lima Severino (UFJF)
Jane Maria Braga Silva (UFJF)
Michelle Gonçalves Ferreira (UFJF)
Sandra Alves de Oliveira (UFJF,UNEB)
Lucélia Cardoso Batista Azevedo (PPGELS/UNEB)

Cristhiane Carneiro Cunha Flôr (UFJF)

Quarta-Feira, 20 de outubro – 18h – 19h30

34

Conversas com personagens conceituais e uso de artefatos pedagógicos: ecologias cotidianas as redes educativas e outros possíveis

Joana Ribeiro dos Santos (UERJ)
Rosa Helena Mendonça (UERJ)
Leonardo Rangel dos Reis (IFBA)
Maria Cecilia Sousa de Castro (UFF)
Andreia Teixeira Ramos (UFES)
Claudia Regina Ribeiro Pinheiro das Chagas (UERJ)

Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni (UFES)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h

35

A formação de professores, pesquisas e políticas atuais: uma análise

Ana Marcia Akaui Moreira (UCSantos) Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (UDESC) Selma Garrido Pimenta (FEUSP)

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva (UDESC)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h

36

Cartas e diálogos em diferentes contextos formativos: reflexões sobre leituras de mundo

Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula (UEM/PR, UNEB/BA)
Augusto Cesar Rios Leiro (UNEB/BA, UFBA/BA)
Franciele Clara Peloso (UTFPR/PB/PR)
Giovani Giroto (UEM/PR, CAPES)
Francy Sousa Rabelo (UEC/CE)

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula (UEM/PR, UNEB/BA)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h

37

Contextos emergentes e educação superior em discussão

José Vieira de Sousa (UNB)
Marília Morosini (PUCRS)
Marilene Gabriel Dalla Corte (UFSM)
Gabriela Barichelo Mello (UFSM)

José Vieira de Souaa (UNB)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h

38

Equidade como princípio de justiça: abordagens em torno de um conceito

Fábio Domingues Waltemberg (UFF)
Swamy de Paula Lima Soares (UFPB)
Vanda Mendes Ribeiro (Educação (Unicid)

Romualdo Portela de Oliveira (USP)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h

39

Crenças de auto eficácia nos domínios da docência e do desempenho acadêmico na educação básica e no ensino superior

Roberto Tadeu Iaochite (UNESP)
Pablo Gusmão (UFSM)
Roberta Gurgel Azzi (TSC Centro de Estudos e Pesquisa)

Roberto Tadeu Iaochite (UNESP)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h

40

Pensamento freireano e diversidade como força política-cultural

Francisco Canindé da Silva (UERN/Assu)
Fernanda Mayara Sales de Aquino (UFRN)
Jane Paiva (UERJ)

Jane Paiva (UERJ)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h

41

Pesquisas em Educação infantil no contexto pandêmico

Marlene Oliveira dos Santos – (UFBA)
Elenice de Brito Teixeira Silva – (UNEB)
Andréia Regina de Oliveira Camargo – (UFSCar-Campus Sorocaba)
Maria Walburga dos Santos – (UFSCar-Campus Sorocaba)

Emilia Peixoto Vieira – UESC

Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h

42

Banco de dados e a pesquisa em formação docente

Nilton José Neves Cordeiro (UVA).
Gisela Guedes Duarte Silva de Oliveira (PUC/Rio)
Lycia Helena Pôrto Gomes (Secretaria Estadual de Educação, RJ)
Josiane Jarline Jäger (UFPel)
Marta Nörnberg (UFPEL)

Marta Nörnberg (UFPEL)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h

43

História do ensino secundário no Brasil: problematização dos sentidos de “formação das elites”

Eurize Caldas Pessanha (UFGDourados)
Sergio Roberto Chaves Junior (UFP)
Fabiany de Cássia Tavares Silva (UFMS)

Eurize Caldas Pessanha (UFGDourados)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h

44

Desafios curriculares em Educação Especial: contextos, prescrições e orientações

Laura Ceretta Moreira (UFPR)
Fabiany de Cássia Tavares Silva (UFMS)
Amélia Maria Araújo Mesquisa (UFPA)

Laura Ceretta Moreira (UFPR)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 10h30 – 13h

45

A quem interessa o relativismo e o pragmatismo nos currículos escolares

Julia Malanchen (UNIOESTE)
Marise Nogueira Ramos (FIOCRUZ e UERJ)
Newton Duarte (UNESP)

Newton Duarte (UNESP)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h

46

Juventudes: diferentes leituras e realidades

Débora Cristina Fonseca (IB-UNESP)
Alice Happ Botler (UFPE)
Tânia Maria Rechia Schroeder (UNIOEST)
Joyce Mary Adam (UNESP)

Joyce Mary Adam (UNESP)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h

47

Educação básica e trabalho docente sob o neoliberalismo e a nova gestão pública

Fabiane Santana Previtali (UFU)
Cílson César Fagiani (UNIUBE)
Ari Raimann (UFJ)
Soraya Franzoni Conde (UFSC)

Fabiane Santana Previtali (UFU)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h

48

Dinâmicas do monitoramento e avaliação de planos estaduais de educação

Elisângela Alves da Silva Scaff (UFPR)
Ney Cristina Monteiro de Oliveira (UFPA)
Regina Tereza Cestari de Oliveira (UCDB)

Regina Tereza Cestari de Oliveira (UCDB)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h

49

Corpo e educação: contextos, prismas e perspectivas

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi (UFSCar)
Valéria Silva Ferreira (UNIVALI)
Jean Carlos Gonçalves (UFPR)

Jean Carlos Gonçalves (UFPR)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h

50

Desafios e implicações dos Mestrados Profissionais em Educação

Edineide Jezine (UFPB)
Emilia Peixoto Vieira (UESC)
Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias (UNIR)
Marlene Rodrigues (UNIR)

Edineide Jezine (UFPB)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h

51

Formação docente: senso prático, identidades em construção e atuação na formação de educadores(as) de EJA

Darbi Masson Suficier (UFMS)
Luci Regina Muzzeti (UNESP)
Lúcia Matias da Silva (EA/FEUSP, FIP)
Milka Helena Carrilho Slavez (UEMS)

Milka Helena Carrilho Slavez (UEMS)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h

52

Decolonialidade no âmbito do pensamento de Paulo Freire: o legado do diálogo, da educação e da conscientização

Maria Marina Dias Cavalcante (UECE)
Pedro Jônatas da Silva Chaves (SEDUC)
Jhonathas Armond Assis Ramos (UFSJ)

Maria Marina Dias Cavalcante (UECE)

Sexta-Feira, 22 de outubro – 14h – 16h

53

A autonomia universitária sob ataque: Financiamento, Future-se e “modelo multidimensional” para regulação e controle da pós-graduação

Fabiane Maia Garcia (UFAM)
Luciano Santos Magalhães (UFAM – Doutorando)
Nelson Cardoso Amaral (UFG)
Valdemar Sguissardi (UFSCar)

Célia Regina Otranto (UFRRJ)

sexta-feira, 22 de outubro- 14h-16h