CONTATO

Dúvidas frequentes

Estar associado/a é condição para submeter trabalhos acadêmico-científicos às
reuniões anuais e regionais, e participar das instâncias de representação e
deliberação da Associação.

Para se tornar Associada/o Individual da ANPEd, acione o botão de login ao Sistema da ANPEd, no centro do portal, a seguir em CADASTRE-SE e preencha os dados solicitados no formulário. Siga as instruções subsequentes e efetue o pagamento de sua primeira anuidade no MENU: MINHA CONTA/PAGAMENTOS/MINHA ANUIDADE. 

Para se manter Associada/o, acione o botão de  login ao Sistema da ANPEd, no centro do portal, a seguir em LOGAR no Sistema, atualize seus dados e efetue o pagamento de sua anuidade conforme as opções. 

 

Categoria

Anuidades 2021

Anuidade com desconto para pagamento até 14 de maio de 2021

Docentes de programas de pós-graduação, docentes EBTT e demais pesquisadores(as) da área com mestrado ou doutorado 

294,00

279,29

Estudantes de doutorado

235,20

223,44

Estudantes de mestrado

176,40

167,57

Docentes da Educação Básica (redes de ensino básico estadual e municipal)

117,60

111,72

 

Podem submeter resumo expandido ou proposta de minicurso na condição de condição de autor(a) e/ou coautor(a) as pessoas associadas com anuidade de 2021 nas categorias de docentes de programas de pós-graduação, docentes EBTT e demais pesquisadores(as) da área com mestrado ou doutorado; estudantes de doutorado; estudantes de mestrado; ad hoc; suplentes do comitê científico, desde que comuniquem a coordenação do GT e a secretaria da Anped, e titulares do comitê científico que apresentem proposta de minicurso.

As pessoas associadas nas categorias de professor(a) da educação básica (redes de ensino básico estadual e municipal) se mantiverem vínculo com grupos de pesquisa credenciados na Universidade podem submeter apenas na condição de coautor(a).

Alunos da Graduação – graduação em andamento ou concluída, vinculados a projetos ou grupos de pesquisas institucionalizados – (IC, PIBID e similares); coordenadores e vice-coordenadores de grupos de trabalho (gts) e membros da diretoria.

SIM. Cada proponente poderá submeter até duas comunicações orais (trabalho ou pôster) e/ou proposta de minicurso nas seguintes condições:

1 trabalho como autor(a) (Comunicação oral) e 1 proposta de minicurso OU;

2 trabalhos como coautor(a) em qualquer das modalidades OU;

1 trabalho como autor(a) e 1 como coautor(a) em qualquer das modalidades.

Admite-se a submissão de resumo expandido ou proposta de minicurso em português ou espanhol, sendo que cada proposta pode ter até 3 (três) autores, sendo 01 (um) autor/a e 2 (dois) coautores.

 

SIM. O resumo expandido nas categorias trabalho e pôster não podem ter sido apresentados em nenhum evento, tampouco publicados em qualquer veículo até a sua data de apresentação na 40ª Reunião Nacional da ANPEd.  

Os autores e coautores, ao enviarem o texto durante a submissão, declaram ser inédito este trabalho, não tendo sido apresentado ou publicado em outro evento científico. A não observância deste critério implicará na eliminação do mesmo em qualquer etapa do processo de avaliação.

É considerado quebra de anonimato: referência explícita da autoria no corpo do texto (Ex: Conforme escrevi em outro momento (LOPES, 2020) ou Na pesquisa desenvolvida por mim … (LOPES, 2021)); citação auto-identificada, vinculada ao nome do autor(a) e/ou do(a) orientador(a) da dissertação ou tese.

Os resumos expandidos NÃO devem conter nenhuma identificação que os exclua por quebra de anonimato.

Os(As) autores(as) deverão atentar para o atendimento aos padrões de ética na pesquisa. Também, os(as) autores(as) deverão se responsabilizar pela correção ortográfica e gramatical, bem como pela adequação do resumo às normas técnicas da ABNT (Papel tamanho A4; margem superior e esquerda com 3 cm e margem inferior e direita com 2 cm; título maiúsculo negrito centralizado, letra Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5 e ao final 3 a 5 palavras-chave e as referências). 

Após a avaliação dos resumos expandidos NÃO é permitida a correção do texto ou substituição do arquivo correspondente.

O formulário de submissão da 40ªRN é eletrônico, por meio do qual o texto do resumo ou propostas deve ser inserido em campo específico no sistema.
1ª parte formulário: preenchimento do cabeçalho da submissão com dados: Título, autores, informações sobre publicação do texto, etc.
2º parte formulário: Inserção do texto do resumo expandido ou proposta do minicurso.
O formulário copia e cola a formação do word que foi previamente digitada pelos autores na redação do texto.

Sugere-se:
– Formatar normalmente o texto no Word respeitando as regras da ABNT.
a) O trabalho de formatação pode ser minimizado se o autor(a) fizer uso da ferramenta de tabulação no Word, programando as tabulações de parágrafos e citações.
b) textos cujos parágrafos tenham sido tabulados no Word, o software do formulário mantém a formação original;
c) textos em que a entrada dos parágrafos NÃO tenham sidos tabuladas no Word, o software do sistema NÃO mantém os parágrafos;
– Selecionar o texto (ctrol +T), copiar (ctrol + C) e colar (ctrol + V) no novo formulário;
– Verifique se as formatações do texto foram mantidas, assim como o carregamento das imagens, gráficos e tabelas;
– Na hipótese das imagens e gráficos não terem sido copiados corretamente, sugere-se voltar no texto do word selecionar apenas a imagem, copiar e colar no formulário. Repetir este procedimento para todas as imagens e gráficos;
– Ou incluir a imagem (extensão JPEG) selecionando o arquivo do computador. Ir em IMAGEM na barra de ferramentas do formulário; – Clicar na ABA “Enviar ao Servidor” – “Escolher arquivo” – Após clicar em “Enviar para o servidor”;
– Para imagens muito grandes, que extrapolem a borda do formulário, será necessário reconfigurar a largura em 600px. Procedimento permitido na ABA “Informações da Imagem”;
– Se for necessário ajustar a altura das linhas entre os textos da tabela, sugere-se iniciar a seleção da tabela uma linha antes e após a tabela e aplicar o espaçamento 1,0 na ferramenta (Line and Letter Spacing) disponível no formulário;
– Após a transferência do texto e ajustes que julgar necessário no formulário sugere-se utilizar a ferramenta VISUALIZAR antes do envio da submissão definitiva;
– OBS: os parágrafos são copiados e colados em blocos e, portanto, é comum ficar um espaço entre linhas um pouco maior entre eles. Se tentar ajustar na ferramenta de espaçamento do formulário o texto é desconfigurado. Sugere-se deixar com o sistema finalizou o carregamento do texto, isto se o/a autor/a tiver feito uso das tabulações dos parágrafos e citações;
– Feche o arquivo de visualização e salve o formulário eletrônico para envio definitivo da submissão
– A submissão é tida como enviada definitivamente se o sistema observar o envio da 1ª parte (Cabeçalho) e 2ª. parte (inserção do texto no formulário eletrônico);
– Imprima o recibo da submissão e confira os dados.

Serão aceitos como resumo expandido os ensaios e as pesquisas com conclusão parciais ou finais, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise, não sendo aceitos textos que se restrinjam a reproduzir capítulos de teses ou dissertações, revisões bibliográficas ou relatos de experiências.

O texto deverá ter problemática anunciada e desenvolvida, metodologia, análises (parciais ou finais), conclusões e referências.

O texto do resumo expandido deverá conter entre 12.000 (mínimo) a 15.000 (máximo) caracteres com espaços, incluindo na contagem: 

  1. a) Título do trabalho; 
  2. b) Resumo até 200 palavras, seguido das Palavras-chave; 
  3. c) Texto do trabalho; 
  4. d) Notas de rodapé; 
  5. e) Referências;
  6. f) Quadros ou tabelas.

Serão aceitos como pôsteres trabalhos que apresentem pesquisas em andamento.

O texto do resumo expandido deverá conter entre 8.000 (mínimo) a 10.000 (máximo) caracteres com espaços, incluindo na contagem: 

  1. a) Título do trabalho; 
  2. b) Resumo até 200 palavras, seguido das Palavras-chave; 
  3. c) Texto do pôster; 
  4. d) Notas de rodapé;
  5. e) Referências;
  6. f) Quadros ou tabelas.

Serão aceitos como minicursos propostas de desenvolvimento didático, articulada em dois dias, de assunto relevante e associado às temáticas do GT.  

O texto do minicurso deverá conter entre 1.500 (mínimo) a 3.000 (máximo) caracteres, com espaço, contendo: título, docente(s) responsável(eis), ementa, objetivo, metodologia/avaliação, referências bibliográficas. As referências NÃO serão incluídas no cálculo.

Para a 40ª Reunião Nacional da Anped somente os GTs: GT05, GT07, GT12, GT14, GT18, GT21 e GT24 receberão propostas por demanda espontânea (livre para associados(as) submeterem propostas). Cada GT poderá aprovar apenas uma proposta de Minicurso.

Antes de submeter um texto, independente de sua categoria, sugere-se a correção textual, uma vez que não há possibilidade de reescrita dos textos, caso seja aprovado pela comissão científica.

O resumo expandido ou proposta de minicurso deve ser enviado exclusivamente pelo Portal ANPEd (http://www.anped.org.br), por meio do cadastro pessoal do(a) autor(a), sendo desconsiderada qualquer outra forma de submissão

Ao iniciar o processo de submissão esteja atento(a) a todas as orientações do sistema e ao passo-a-passo a seguir: 

  1. Acesse o site www.anped.org.br – clique na área do(a) associado(a) e efetue o login no sistema http://sistema.anped.org.br/public/index.php/autenticacao/index 
  2. Digite o número do seu CPF sem pontos e traço e a senha informada no momento do cadastro e clique em Logar no sistema;
  3. Acesse Minha conta/Eventos/Submeter/Consultar Trabalho e selecione a categoria (resumo expandido-trabalho, resumo expandido-pôster ou minicurso);
  4. Digite o título do texto;
  5. Escolha o GT para o qual deseja que seu texto seja avaliado;
  6. Selecione a opção de autorização Publicação Anais (Resumo expandido) – que tal incluir (categorias trabalho, poster e minicurso); 
  7. Caso seja de seu interesse a publicação do texto completo referente a categoria “Resumo Expandido-Trabalho” no e-book da 40ª Reunião Nacional, selecione a opção Tem interesse em publicar e-book (Trabalho Completo). Atenção: uma vez não autorizando, não haverá possibilidade de reverter a opção;
  8. Informe o nome do grupo de pesquisa se houver;
  9. Caso o trabalho tenha contado com agência e/ou instituição financiadora, informe o nome;
  10. Caso o trabalho tenha coautor(a)(es)(as) insira o nome ou CPF selecionando-o do banco de dados do sistema;
  11. Após preencher os dados acima e clicar no botão “Submeter”, será habilitado o botão para inclusão do resumo expandido para as categorias trabalho e pôster e/ou proposta de minicurso. 
  12. A submissão será validada apenas se o sistema observar o envio do resumo expandido-trabalho, resumo expandido-pôster ou da proposta do minicurso. Para validação da submissão será necessário SALVAR o formulário de submissão após ter incluído o texto no formulário.
  13. Ao inserir o texto do resumo expandido ou proposta do minicurso ou resumo do pôster o sistema contará automaticamente os caracteres e caso o limite seja ultrapassado a submissão não será aceita. 
  14. Após o envio baixe o comprovante de submissão e confira os dados registrados, inclusive o PDF do arquivo submetido (resumo expandido). 

O formulário de submissão da 40ªRN é eletrônico, por meio do qual o texto deve ser inserido em campo específico no sistema. Siga as orientações do formulário e do tutorial eletrônico disponível no link de submissão de trabalhos no cadastro dos associados.
A organização dos eventos nacionais da ANPEd não dispõe de modelo de slide para envio de texto à avaliação. A indicação da comissão científica é não incluirmos template.

Durante o período de submissão de resumo expandido ou de proposta de minicurso, o(a) autor(a) que o submeteu pode editar e/ou cancelar a submissão e efetuá-la novamente. Portanto, o texto uma vez distribuído para avaliação NÃO será mais permitido a edição ou exclusãoPassado o período de submissão, NÃO será permitido qualquer tipo de alteração e/ou substituição no sistema.



NÃO. O texto uma vez distribuído para avaliação NÃO será mais permitido a edição e/ou transferência entre GTs. Portant, recomenda-se atenção ao selecionar o GT para o qual deseja que o texto seja avaliado, durante o preenchimento do formulário de submissão.

Podem pedir recurso os(as) autores(as) cujo “resumo expandido-trabalho” foi recusado por mérito e/ou por quebra de anonimato. 

A categoria “resumo expandido-pôster” não está sujeita a recursos.

O pedido de recurso, sem identificação de autoria, deverá ser feito por meio de um link que será disponibilizado no cadastro do(a) autor(a) que fez a submissão do resumo expandido ou proposta de minicurso, até dois dias após a divulgação do resultado final da avaliação.

Fique atento ao CALENDÁRIO com as principais datas para o(a) autor(a) no site da 40ª Reunião Nacional. 

Todo o processo de submissão, inscrição, acompanhamento da avaliação e pedido de recursos deverá ser feito exclusivamente, na área do(a) associado(a), no Portal ANPEd (http://www.anped.org.br).

Os autores e coautores, ao enviarem o resumo expandido para avaliação, estarão cedendo à ANPEd a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em todas as edições em português e em língua estrangeira e em versão eletrônica. A publicação está condicionada ao pagamento da inscrição no evento. 

Há dois tipos de publicação:

  1. Anais do evento: publicação dos Resumos Expandidos aprovados nos Anais do evento;
  2. E-book do texto completo: publicação, posterior a aprovação, de texto completo da categoria “RESUMO EXPANDIDO-TRABALHO” em e-book.  

É facultativo o envio do texto completo para ser publicado no e-book. Somente serão aceitos textos completos para serem publicados na modalidade e-books aqueles “resumos expandidos-trabalho” aprovados pelos(as) ad hoc

O envio do texto completo acontecerá após os resultados da avaliação do resumo-expandido-trabalho e este deverá atender normas específicas a serem divulgadas pela coordenação do comitê científico.

Observação: O trabalho completo enviado para ser publicado em e-book será submetido a uma comissão de validação do texto, podendo ou não ser aceito para publicação.

NÃO. O pagamento da anuidade é condição para submissão de texto à avaliação. 

Portanto, para que seja assegurada a apresentação e publicação nos anais do evento é necessário pagar a inscrição na Reunião Nacional, mesmo tendo efetuado o pagamento da anuidade.

As inscrições para a 40ª Reunião Nacional serão abertas em 04/06/2021, após o encerramento da submissão de “resumo expandido-trabalho”, “resumo expandido-pôster” e “minicurso”.

O valor da taxa de inscrição é diferenciado para associados quites, estudantes e não associados. 

Acione o botão de  login ao Sistema da ANPEd, no centro do portal, a seguir em LOGAR no Sistema e efetue o pagamento da inscrição no MENU: MINHA CONTA/EVENTOS/EFETUAR INSCRIÇÃO.

O pagamento da Inscrição no evento dá direito a inscrição em 2(dois) minicursos.

Categorias

Associado quite com a Anuidade de 2021


Não Associado

*Docentes da pós-graduação stricto sensu, Docentes EBTT e demais pesquisadores da área com mestrado ou doutorado

210,00

520,00

Estudante de Doutorado associado 

75,00

400,00

Estudante de Mestrado associado 

60,00

300,00

Docentes Educação Básica Associado vinculados a projetos ou grupos de pesquisas institucionalizados 

60,00

200,00

Alunos da Graduação – graduação em andamento ou concluída, vinculados a projetos ou grupos de pesquisas institucionalizados – (IC, PIBID e similares) 

—-

15,00

Outros interessados

—-

550,00

Necessário estar com a inscrição do evento quite para e confirmar a apresentação do trabalho assim que for divulgado o resultado no cadastro do(a) autor(a), coautor(a).

Os(As) autores(as) de trabalhos, pôsteres ou minicursos aprovados deverão efetuar o pagamento da inscrição até 23 de agosto para realizar a apresentação na 40ª Reunião Nacional da Anped e a publicação nos anais, sob pena de a apresentação e/ou publicação não ser certificada. 

Serão disponibilizados modelos de apresentação para os autores.

As inscrições para a 40ª Reunião Nacional serão abertas em 04/06/2021, após o encerramento da submissão de “resumo expandido-trabalho”, “resumo expandido-pôster” e “minicurso”.

O dia 07 de outubro de 2021 é a data limite para a inscrição antecipada na 40ª Reunião Nacional da Anped daqueles/as que não forem apresentar trabalhos ou pôsteres.

A avaliação dos trabalhos submetidos terá caráter classificatório e a apreciação obedecerá aos seguintes critérios: relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa; riqueza conceitual na formulação dos problemas; consistência e rigor conceitual na abordagem teórico e metodológica e na argumentação; interlocução com a produção da área; originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

Acione o botão de  login ao Sistema da ANPEd, no centro do portal, a seguir em LOGAR no Sistema e acesse o certificado no MENU: MINHA CONTA/EVENTOS/ CONSULTAR CERTIFICADO.

Certificados de Participação Geral

Será disponibilizado no cadastro do participante que estiver devidamente inscrito na reunião nacional.

Certificados apresentação de trabalhos

Será disponibilizado no cadastro do autor(a) e/ou coautor(a) que estiver devidamente inscrito na reunião nacional e mediante confirmação de presença pela coordenação do GT durante apresentação.

Certificados de participação em minicursos

Será disponibilizado no cadastro dos inscritos nos minicursos que frequentarem regulamente os 02 (dois) dias da atividade (terça-feira e quinta-feira). 

Por favor, acesse seu cadastro novamente, digite seu e-mail no campo Confirmar e-mail, altere a categoria e anexe o documento.

Após anexar o documento, é necessário selecionar a opção salvar para validar o envio.

Feito isso verifique se o documento está presente em arquivos enviados, caso não esteja será necessário tentar mais uma vez.

As funções do associado no sistema serão liberadas após a análise e aprovação do cadastro pela Secretaria da ANPEd. É necessário aguardar o retorno por e-mail de aprovação ou reprovação de sua associação ou alteração de categoria.

A validação de cadastro  é realizada pela Secretaria da ANPEd de segunda a sexta de 9h às 18h.

A categoria de Outros Interessados não é uma categoria de Associado.

Essa categoria é somente para inscrição de não associados, que não se enquadrem em nenhuma das categorias existentes. O pagamento da inscrição nessa categoria não libera Submissão de Trabalho no sistema.

Para essa categoria não é necessário enviar comprovante para avaliação.

Professores/as da Educação Básica (redes de ensino básico estadual e municipal) nas REUNIÕES NACIONAIS só podem submeter texto/proposta na condição de coautor.

As inscrições para a 40ª Reunião Nacional serão abertas em 04/06/2021, após o encerramento da submissão de “resumo expandido-trabalho”, “resumo expandido-pôster” e “minicurso”.

Para submeter trabalhos (comunicação oral e pôster), é necessário estar quite com a anuidade da ANPEd Nacional.

A inscrição no evento é condição para apresentar trabalhos, publicar nos anais do evento e receber certificado. As inscrições estarão abertas a partir de 04 de junho (com data limite de 23 de agosto para aqueles que forem apresentar trabalhos). Após o encerramento da submissão de trabalho.

Para quitar sua anuidade ou alterar sua categoria para estudante de doutorado, acesse o site https://anped.org.br/ com seu login e senha, clique em Minha Conta/Home/Editar Meus Dados, altere sua categoria. O sistema irá solicitar o comprovante, que deve ser anexado ao final da página. A análise dos documentos será realizada pela secretaria, não é automático, por isso deverá esperar o retorno por e-mail da aceitação ou reprovação de sua categoria.

Após o retorno, acesse seu cadastro, clique em Minha Conta/Pagamentos/Minha Anuidade e gere o boleto para pagamento. Em até 48 horas seu cadastro estará liberado para submissão. Se desejar poderá optar pela opção de pagamento com PagSeguro, nesse caso a liberação acontecerá no mesmo dia do pagamento.

A senha é enviada para o e-mail que consta em seu cadastro. Se o e-mail não estiver cadastrado, por favor entre em contato com a Secretaria da Anped para alteração.

Se o e-mail estiver correto, verifique na caixa de spam.

Verifique se a senha e o CPF que está utilizando estão corretos.

Se solicitou a senha pelo sistema, utilize a última senha recebida, verificando data e horário do envio no e-mail.

Digite seu CPF sem ponto e traço no login.

Digite ou copie e cole a senha recebida sem copiar espaço.

Se estiver tudo correto e o sistema continuar não aceitando a senha, por favor, troque de navegador.

Entre em contato com a Secretaria da ANPEd.

Primeiro troque de navegador e faça o procedimento novamente. Se após a troca o sistema continuar bloqueando, entre em contato com a Secretaria da ANPEd.

Para gerar o boleto de inscrição no evento com desconto de associado é preciso aguardar a compensação do pagamento da anuidade em seu cadastro.

Se quitar a anuidade com Pag Seguro a compensação é automática.

Dúvidas Frequentes - Deixe aqui sua dúvida

5 respostas

  1. Boa noite!
    Para participar submeter um trabalho na ANPEd 2021 tenho que pagar a anuidade de 2021 e 2020, ou apenas 2021¹

  2. Gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
    Não posso submeter um manuscrito de revisão bibliográfica na categoria Resumo Expandido – Trabalho. Mas posso submetê-lo na categoria Resumo Expandido – Poster? Confirma isso?

    Os coautores deverão pagar a inscrição ou somente os autores?

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Secretaria ANPEd Nacional

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira das 09h às 18h

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Celular: (21) 98940-8171

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Celular: (21) 98696-7964
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