Artes região Norte - 40ª ANPEd

Sérgio Bastos

É jornalista, publicitário e ilustrador. Nasceu no Rio de Janeiro, mas veio para Belém ainda criança. A paixão pelo desenho o levou ao seu primeiro emprego, como ilustrador do jornal paraense O Estado do Pará, em 1976. Dois anos depois, em 1978, foi para o jornal paraense O Liberal, onde ficou por 8 anos. Aos 29 anos, deixou o jornalismo e passou a trabalhar como Diretor de Arte, em agências de propaganda de Belém, Recife, Fortaleza, São Luiz e São Paulo.

Depois de quase 18 anos se dedicando apenas ao jornalismo e ao design gráfico, voltou a desenhar, criando a coluna Belém Tem Disso, publicada no jornal O Liberal, a partir de 2004, onde retratava a cidade e seus habitantes. A coluna, que durou 10 anos, deu origem a 3 publicações e uma série de animação para televisão. Ainda para a televisão, produziu outra série de animação, desta vez sobre ecologia, intitulada Contos da Amazônia.

Sérgio também retratou os rios, em uma série de aquarelas intitulada Amazônia Líquida. Estas obras mostram uma visão da Amazônia em que mais do que floresta, o rio é predominante, ocupando quase toda a totalidade do espaço visual. Nelas, o ser humano quase nunca aparece ou aparece em segundo plano, dentro de pequenos barcos perdidos na imensidão de água doce, fustigados pela tormenta, banhado pelas luzes do sol e da lua ou naufragados em praias esquecidas da região.

Há quase um ano, tendo como inspiração o difícil momento que vivemos com a pandemia do coronavírus, o artista produz retratos de artistas usando máscara, uma forma de alertar sobre a importância da prevenção contra a doença.

Ele já fez várias exposições e ilustrou alguns livros infantis. Tem obras no acervo de colecionadores particulares, da Elf Galeria, Centro Cultural Brasil-Estados Unidos(CCBEU) e do Laboratório Beneficente de Belém. Atualmente, Sérgio é Gerente de Comunicação do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará-Sindifisco.

Para conhecer melhor o trabalho dele, acesse o Instagram:  @sergiobastospinta, ou o Youtube: youtube.com/user/sergiobastosanima/video